Apresentamos a edição de setembro de 2024 do veículo oficial de comunicação da Pedra Branca Escavações (PBEsc News). Nesta edição, destacamos alguns dos principais projetos recentes e discutimos aspectos técnicos relevantes para o setor de engenharia subterrânea. A segurança destas obras ganhou reconhecimento público no Brasil após a tragédia ocorrida em Mariana mas sempre esteve presente em nosso trabalho.
Dentre os temas abordados, está a intervenção realizada na Usina Hidrelétrica Picada (UHE Picada), operada pela Auren Energia, empresa do grupo Votorantim. A obra no túnel de adução foi concluída em 23 dias. O processo exigiu o esvaziamento controlado do túnel e a aplicação de técnicas adicionais não previstas no plano original. Ovidio Santos, gerente de engenharia civil e segurança de barragens, forneceu detalhes sobre o processo e destacou a importância da flexibilidade no cronograma. Ele também mencionou a execução eficiente das etapas pela PBEsc.
Também apresentamos informações sobre outros projetos executados pela PBEsc, como o reparo e manutenção no túnel de adução da Usina Hidrelétrica Fundão e a escavação do túnel na Pequena Central Hidrelétrica Linha Onze Oeste. Cada projeto exigiu o reforço estrutural e a adoção de medidas de segurança, com foco na manutenção da integridade dos sistemas.
Outro ponto relevante é o papel dos operadores de máquinas pesadas em especial os jumbeiros, profissionais responsáveis pela operação de equipamentos como o Rocket Boomer (jumbo), essenciais para obras subterrâneas. O artigo explica o processo de treinamento necessário para garantir a precisão e a segurança nas operações.
Esta edição tem como objetivo compartilhar informações técnicas e práticas sobre os projetos realizados e as atividades da PBEsc. Dessa forma, reforçamos o compromisso com a melhoria contínua das soluções em engenharia subterrânea.