Todas as edições
Junho de 2024

PBEsc celebra obras sem acidentes e reforça práticas de segurança

Leandro Silveira
Supervisor de segurança do trabalho
Luiz Guilherme Isfer Maciel
Diretor técnico

Em várias ocasiões, a Pedra Branca Escavações (PBEsc) concluiu obras sem nenhum acidente de trabalho. Gerenciar riscos é uma atividade principal da empresa.

"Realizamos obras inteiras sem acidentes, o que representa um marco significativo. Esse resultado destaca a importância da segurança em nossas operações”, anuncia o supervisor de segurança do trabalho da PBEsc, Leandro Silveira.

Neste ano, a portaria que instituiu as normas regulamentadoras de segurança no trabalho completa 46 anos. Inicialmente eram 28 normas, hoje são 38 a serem observadas no país, relativas a diferentes atividades. A complexidade das obras da PBEsc leva à aplicação pelo menos 20 normas simultaneamente.

"A cada novo projeto, aprimoramos  as condições de trabalho. Além das exigências legais, implementamos práticas de segurança que vão além das normas. Frequentemente, nossos clientes têm exigências específicas de sua cultura organizacional, que não apenas cumprimos, mas também assimilamos para outros projetos”, explica Silveira.

Boas práticas

Uma dessas práticas assimiladas é a redução do tempo entre os checklists de equipamentos. Em alguns projetos da empresa, o checklist é realizado a cada turno, com mais de uma verificação por dia, embora a norma geral não especifique a periodicidade.

"Reconhecemos que nossa atividade é extremamente perigosa, pois envolve detonações e trabalhos subterrâneos, com muitas variáveis diárias a serem gerenciadas. Constatamos que a inspeção diária é uma boa prática, e agora é um padrão interno", esclarece o gerente.

As detonações chamam a atenção do público quando o assunto é escavação. Em um vídeo criado pelo gerente Luiz Guilherme Isfer Maciel, é apresentado um roteiro simplificado de escavação que inclui detonações.

Capacete com lanterna

Ao pensar na atividade de escavação, algumas pessoas podem lembrar de alguém usando um capacete com lanterna. “A famosa lanterna no capacete não é um equipamento de proteção individual, mas algo para aumentar o bem-estar do trabalhador”, continua Silveira.

Os túneis de trabalho são iluminados de maneira ampla, como galpões industriais. Mas, pela particularidade do “carregamento do fogo”, que é a atividade de transportar explosivos, há reforço na iluminação com lanternas individuais.

“A Pedra Branca melhora seus padrões de segurança, qualidade e produtividade. Fico satisfeito em trabalhar aqui, porque a empresa não para de investir em melhorias”, finaliza.

Galeria

No items found.
Pessoas desta matéria
Leandro Silveira
Supervisor de segurança do trabalho

Fonte:
.
Luiz Guilherme Isfer Maciel
Diretor técnico

Fonte:
.

Junho de 2024